terça-feira, 4 de novembro de 2014

Redes anti sociais



Já viram este vídeo? Se não viram deviam ver. Vi ontem no jornal da noite e deixou-me a pensar. Quem nunca se agarrou ao telemóvel durante um almoço/jantar? Sim, todos criticamos quando alguém o faz, mas a verdade é que quando damos por nós, lá estamos a ver as actualizações das redes sociais.
Como diz no vídeo, devíamos parar de fotografar a comida e saborear a refeição. Devíamos parar de fotografar tudo o que fazemos e aproveitar esses momentos.
O nosso objectivo devia ser viver, ser feliz, sermos pessoas melhores e não ver quem mete mais posts, ou que tem mais comentários e mais likes. Devíamos viver a nossa vida real e não uma vida construída para alimentar as redes sociais.
Às tantas deixamos de saber conversar, de saber estar, de conviver, de dar gargalhadas com vontade, de aproveitar a vida, de ser feliz, de fazer planos. Às tantas os objectivos são, ver o que andam a colocar no facebook, ver quantos likes os outros conseguiram, pensar no que se vai colocar para conseguir mais likes e mais elogios e mais partilhas, ainda que não seja real.

Devíamos todos fazer um exercício, devíamos todos imaginar a nossa vida sem redes sociais durante um período de tempo. Com quantos amigos iríamos realmente falar? Quantos amigos realmente temos? Que conversas iríamos ter com o nosso marido?  Como iríamos ocupar os fins de semana? Como iríamos viver? O que iríamos fazer à noite no sofá? Com quem iríamos partilhar os planos de fim de semana? A quem iríamos mostrar o bolo que fizemos?
Façam este exercício, nem que seja mental e se calhar há muito boa gente que vai chegar à conclusão que a vida sem redes sociais praticamente não existe, perde o sentido, que se calhar as redes sociais nos transformam em pessoas anti-sociais e isso meus amigos, não é nada fixe.





Sem comentários: