terça-feira, 5 de maio de 2009

Educar Cansa

Educar cansa e muito.


Na teoria é tudo muito bonito quando tiver um filho vou fazer isto e aquilo, e não vou deixar que coma doces e não vou deixar que faça birras....pois, pois. Esquecemo-nos é que eles têm personalidade, que não são bonecos e lá se vão as nossas teorias fantásticas por água abaixo.


Nestes 5 anos engoli alguns sapos, fiz coisas que disse que nunca faria e permiti outras tantas, mas acho que o saldo é positivo.


Tento não ceder em alguns aspectos que acho essenciais para a formação de uma boa pessoa.
Regras, valores, limites, boas maneiras, se eu conseguir passar isto aos meus filhos eles vão concerteza ser boas pessoas, independentes, seguras, justas e integras.


O Dificil é conseguir. O dífícil é educar.


Depois de um dia de trabalho e de horas no trânsito, durante o fim de semana que tudo o que queremos é descanso, é de facto mais fácil deixar andar, fazer de conta que não se vê, fingir que não se ouve, evitar braços de ferro e discussões e pensar que com a idade eles vão aprender, e vão ser óptimas pessoas...dúvido.


Não me importo de ser a "mãe rígida" por que sei que estou a fazer o correcto e irá dar bons frutos. Comigo isso aconteceu e agora adulta dou valor a todos os ralhetes e imposições e limites, ainda que na altura os achasse injustos e ridículos.

Educar cansa, dá trabalho, por vezes tira-nos do sério. Mas cabe-nos a nós esse árduo trabalho.

Não há mães nem pais perfeitos, todos erramos, todos vacilamos e todos fazemos coisas que sabemos que não são as mais correctas, mas que naquela altura nos pareceram as mais fáceis, mas é importante que sejam a excepção e não a regra.

Sem comentários: