quarta-feira, 9 de março de 2011

Sabedoria

Chego à conclusão que, se há coisa boa em ficarmos mais velhos, é a sabedoria que a vida nos dá. Cada ano que passa me identifico mais com as coisas que os meus avós me diziam. Por muito assustador que isto possa parecer, é a mais pura realidade.

Muitas vezes tenho que me controlar, porque olho para os mais novos e ainda têem tanto para crescer, ainda vão cometer tantos erros, muitos dos quais demasiado evidentes. Mas não digo nada, fico caladinha, faz parte do crescimento enquanto pessoa.

Ainda que eu ousasse dizer o que penso, não ia fazer sentido para a outra pessoa, porque para ela, naquela fase da vida acredita estar a fazer o correcto e essa certeza sobrepõem-se a tudo e a todos, aconteceu o mesmo comigo e continuará a acontecer.

A verdade é que o que algumas coisas que eu dava muito valor, afinal não são assim tão importantes e outras que eu considerava absurdas, começam a ganhar expressão.

Lembro-me de a minha avó dizer várias vezes:

- Quem me dera ter menos alguns anos e saber o que sei hoje.

E é tão verdade....

No fundo seria nascer de novo, mas já com uma grande dose de experiência e sabedoria, com o dom de prever o futuro e escolher os melhores caminhos, conseguir evitar erros e sofrimentos.

Como isso não é possívél, devíamos aprender a beber um pouco da sabedoria dos outros, aprender a ouvir.

Sem comentários: