segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Inês e as suas perguntas...

Hoje de manhã a caminho da escola:

- Mãe, se tu não quisesses um filho eu não nascia.
- Pois não, mas eu quis e nasceste tu.
- E para que é que eu nasci se vou ter que morrer?

Dá para não deprimir uma mãe logo pela fresca, ainda por cima a uma segunda, depois de 4 dias em casa? Xiça!!!

A casa dos avós

Há uma casa, a casa dos meus avós, a minha casa. Bem, na verdade a casa não é nossa, sempre foi alugada, mas desde que me lembro que é a casa dos meus avós, foi lá que morei a maior parte do tempo por isso é a minha casa também.

Mas agora a casa vai deixar de ser nossa, já não há ninguém para lá morar, e estamos em fase de mudança, de tirar de lá tudo para entregarmos a casa.

É um processo difícil, doloroso, mas necessário.

Neste dias em que tenho lá ido ajudar a desmontar, tenho recordado toda uma vida naquela casa.

Conheço de cor o barulho dos elevadores, da porta a bater, o cheiro do prédio. Conheço a porteira, a D. Amélia, desde criança, o moradores daquele prédio viram-me crescer e eu vi-os envelhecer e morrer.

Sempre foi uma casa cheia, com os avós, netos, filhos, sobrinhos, primos, éramos sempre muitos, uma casa cheia de vida. Em alturas de festas alguns tinham que dormir na sala, porque os 3 quartos não eram suficientes, os banhos de manhã eram imensos, lembro-me de no Verão regressarmos da praia e discutirmos quem era o primeiro a tomar banho, quem se lembrasse de dizer primeiro ganhava.

Todo aquele quarteirão me é familiar, o café do Sr. Manel, a papelaria do Sr. Carvalho, onde íamos comprar cromos e cadernetas e todo o tipo de tralhas, a padaria, onde ía todas as manhãs buscar o pão antes de ir para a escola, a mercearia do Sr. Zé que tinha os melhores croquetes que já comi em toda a minha vida.

E a casa, toda a casa que sinto tão minha, o meu quarto, o quarto dos rapazes, a cozinha de onde vinha o barulho de panelas que me acordava todas as manhãs, era a avó a preparar as coisas para fazer a sopa, a varanda que tem uma vista fantástica sobre a ponte e onde eu ia espreitar o trânsito antes de arriscar ir para a costa da caparica, o quarto dos avós, ultimamente do avô onde todas as manhãs eu batia à porta, esperava que ele batesse as palmas para poder abrir e lhe dizer bom dia, antes de sair para o trabalho. A sala que reuniu a família tantos Natais, tantos aniversários, e nos reunia às refeições, sempre, às 13h e às 20h.

Foi a casa onde fui criança, onde fui adolescente, onde me tornei mulher, foi a casa onde vivi os momentos de maior sofrimento mas também de maiores alegrias, fiz-me a pessoa que sou naquela casa.

Racionalmente não faz sentido, porque quem fazia a casa eram as pessoas que lá viviam, que por uma razão ou outra já lá não estão. Por isso nesta altura é só uma casa como outra qualquer.

Ainda assim, vai ser estranho, fazer os caminhos que levavam lá a casa, passar à porta e saber que já não é nossa, que provavelmente vive lá uma outra família, que não faz ideia que aquela casa foi nossa durante uma vida, que entre aquelas paredes viveu a minha família, que aquela casa foi o nosso porto seguro.

Mas enfim...as recordações são minhas, serão sempre minhas, não tenho que as entregar a nenhum senhorio.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal

E pronto, já passaram os jantares de Natal. Sou obrigada a destacar o jantar de Natal da Time Out , que foi muuuuuuuuuito bom, com direito a unhas e um bom pézinho de dança, deu para matar saudades e diverti-me pra caraças. Tive de abandonar a festarola mais cedo do que me apetecia, mas o despertador não perdoa.

Tive também o almoço de Natal dos amigos, este ano ao contrário dos anteriores foi almoço e foi em casa, a presença de dois bebés assim obrigou. Mas foi bom, correu muito bem e estive com amigos que não estava há 1 ano. Bem haja ao almoço/jantar de Natal, pelo menos nesse dia sei que não falhamos e que nos reencontramos.

Agora estamos a 1 dia e meio do Natal, mais coisa menos coisa, e eu que achava que estava muito organizada....se calhar não. Se calhar hoje vou ter que ser forte e em vez de me deitar no sofá a consumir series a seguir ao jantar, vou pegar no carro e rumar ao centro comercial mais próximo.

Mas estes stresses fazem parte do Natal, são as luzes, a decoração, o espírito, as prendas, a consoada, o sapatinho, a árvore, o pai natal, as renas e...as compras de última hora.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Que Merda

Estou na lama.

Escrevi o post de manhã, e sabia que não ia conseguir estar lá às 17h, mas tencionava ir, mais tarde, mas ir.

Depois de almoço pensei, tenho que despachar o trabalho para sair mais cedo.

E depois uma pessoa mete-se a fazer merdas, daqui e dali e mais isto e mais aquilo e nunca mais me lembrei.

Liguei agora a saber se eu ia buscar a Inês ou se ia o pai, e só a meio do telefonema me caiu a ficha, ESQUECI-ME COMPLETAMENTE.

Já iam a caminho de casa, a Inês quis falar comigo ao telefone e perguntou-me com voz triste porque não fui à festa.

E agora estou aqui a sentir-me a pior mãe do Mundo!!

Actividades escolares

Eu acho muito bem que as escolas tenham iniciativas escolares, e que os pais sejam convidados a participar nelas.

Agora, as escolas têm que perceber que os pais trabalham, e que raros devem ser os que saiem às 16h.

Hoje há uma atelier de Natal na escola da Inês, onde os alunos e respectivos pais vão fazer centros de Natal, às 17h, o que implicaria eu ter que sair às 16.30 para lá estar a horas.

É uma grande chatice, porque criam uma grande ansiedade nas crianças porque querem muito ter os pais presentes, criam ansiedade nos pais porque sabem que vai ser dificil lá estar a horas.

Ou se bem que fazem estas iniciativas a partir das 18h, ou se bem que não "obrigam" os pais a estarem presentes. Porque depois quem tem que dar justificações e pedir desculpas aos filhos somos nós.

Já para não falar do que ouvi da última vez:

- Deixa lá mãe se não puderes ir eu faço de conta que a Mara ( educadora) é a minha mãe.

Não é bonito!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Decisão...

E finalmente foi tomada uma decisão.

Pensei....pensei....e voltei a pensar, deitava-me com uma certeza e acordava com outra, e voltava a pensar....a pensar...mas agora está conversado e decidido, vamos adiar a gravidez.
Vamos esperar mais uns meses, talvez mais um ano. Vamos esperar pela altura em que teremos a certeza que é a decisão correcta, que teremos a certeza que estamos preparados a todos os níveis, e que a chegada de um novo membro à família não vai abalar negativamente a vida dos que já existem.

Na ida ao ginecologista, quando lhe disse que gostava de engravidar novamente, ele perguntou, tem a certeza? Olhe que nos filhos 1+1 não é igual a 2. Na altura sorri, mas nesta fase em que tive que tomar uma decisão as palavras dele fizeram todo o sentido.

Passei pela fase do exagero, em que achei que se não ia engravidar agora não ia engravidar nunca mais, que era o agora ou nunca, que ia ter só um filho e me ia arrepender.

Mas que raio, não estou propriamente na pré-menopausa, e mais um ano menos um ano não vai fazer assim tanta diferença. E para se ter um filho tem que se ter certezas e não dúvidas.

Por isso, olha está decidido! Daqui a um ano voltamos a falar sobre este assunto, OK?

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Natal

Já fiz a árvore de Natal.

Já comprei algumas prendas, este ano decidi que não vou queimar todo um subsídio.

Começo a achar que faz muito mais sentido oferecer coisas originais, que as pessoas quando recebem pensem, olha que ideia tão gira, prendas que foram pensadas e que têm de facto a ver com o Natal e com o espiríto da quadra.

Já não tenho paxourra para o comprar por comprar, porque tem que ser, porque já não temos tempo e " ah pode ser isto", ainda que isso não tenha muito a ver com a pessoa, mas a pressa não deu para mais.

Já não tenho paxourra para os cachecois para os avôs e tios, para os lenços para as tias, para as garrafas de vinho ou bombons para desenrascar.

Devo estar a ficar velha, mas este ano estou com um espírito diferente, que me agrada muito mais, porque me dá realmente gosto este trabalho de preparar as prendas e surpresas, porque fico com a certeza que as pessoas vão gostar, e porque me sai mais barato.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

mulheres a dias desesperadas

Queria há algum tempo, e lá arranjei uma senhora para me limpar a casa.

Vai lá uma vez por semana, deixa-me a casa arrumada, camas mudadas, roupa passada, não fica perfeita mas vá...poupa-me esse trabalho e eu gosto muito.

Esta segunda feira foi lá, nós não trabalhamos mas saímos cedo, aproveitamos para tratar de coisas e ela assim ficou mais à vontade. Deixei lá o dinheiro do mês e adeus, bom resto de semana, e fui à minha vidinha.

Quando cheguei a casa o dinheiro do mês estava no mesmo sitio, esqueceu-se, pensei eu.

Hoje cheguei ao escritório e reparei que o mês de Novembro teve 5 segundas feiras e eu deixei lá o dinheiro de 4. Liguei imediatamente para me justificar, e pedir desculpas, confesso que não gostei do tom, parecia até que eu alguma vez tinha falhado, ou que na loucura, deixei lá o dinheiro errado de propósito para ver se colava.

No meio da conversa diz ela, ah é que o mês passado também não me pagou o feríado!
- OI?
- Hein?
Não paguei nem tenho que pagar, ora eu não lhe pago um ordenado por mês eu pago-lhe horas de trabalho, ora se é feriado ela não trabalhou, vou-lhe pagar o que? Não estou a perceber.

Eu uma querida ainda lhe liguei na altura para saber se ela queria ir outro dia para compensar o feriado (estúpida, achei que lhe podia fazer diferença o dinheiro), ah não...tenho os dias todos ocupados não vai dar...e eu...tudo bem!!

Pois, mas que a senhora acha que ela não vai porque é feríado, não vai nenhum outro dia para compensar, eu tenho que limpar a casa porque ela nessa semana não vai, e no fim ainda lhe pagava pelas horas que ela não foi e que eu estive a limpar.

É de mim?

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Puns

Sábado foi um daqueles dias que cheirava mal, cheirava a couves, o cheiro não era agradavél e não fui só eu a reparar.

- Mãe, cheira a puns...não fui eu!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dúvidas, Dúvidas....

Brevemente vou ter que tomar uma decisão, e essa decisão está a dar comigo em doida.

Estou muito dividida, a analisar os prós e contras, os contras são muitos mais, mas o pró tem um peso enorme.

Às vezes gostava de não pensar tanto, de deixar andar, de viver um dia de cada vez.

Que mania a minha de cada vez que tenho que tomar decisões pensar como isso se irá reflectir daí a não sei quantos anos.

AAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIII, é por causa deste meu feitio que eu estou cheinha de cabelos brancos, pudera.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Anatomia

Ontem recomeçou a Anatomia de Grey, feito que me deixou muito feliz e com a semana quase preenchida, ora então temos:

segunda: Dr. House e Medium
terça: este é o menos interessante, não dá assim nenhuma serie que eu A-D-O-R-E.
quarta - Flashforward
quinta - Anatomia
sexta - E.R.

Ontem na nova temporada da Anatomia, uns queridos os senhores da FOX Life, passaram 2 episódios, deu para matar saudades e chorar que nem uma madalena, que eu, parecendo que não, sou pessoa que me comovo com estas coisas.

Rita queres que te conte qual deles bateu a bota?

PS: senhores que mandam nos canais das series, podem comprar a nova temporada do Brothers & Sisters e passar à terça feira, sa xa vor?

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A minha desdentada

E já caíu!
Pediu à fada moedas para comprar umas coisas que ela ainda ia pensar.
Ligou a toda a família a contar o grande acontecimento.
Basicamente acha-se a MAIOR !!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dente a abanar

Ontem a caminho de casa a Inês pediu ao pai para me ligar, porque tinha uma novidade para contar.

- Mãe, não vais acreditar, tenho um dente a abanar.

Estava felicíssima, dizia que estava ansiosa para me mostrar e assim que cheguei a casa foi a primeira coisa que fez.

Achei um pouco estranho, porque eu não tinha dado por nada e de um dia para o outro a evolução foi muito grande, ou melhor num dia não abanava de todo, e no outro estava prestes a cair. Então ela lá explicou:

-Não mãe, não estou a ficar crescida, foi a Bia Santos, estava a contar até cinco e depois fez assim com o braço e bateu-me no queixo.

Aaaaahhhhh bom, ok neste caso o que importa é o fim e não os meios, por isso para todos os efeitos ela está muito contente porque tem um dente a abanar, e a fada dos dentes está à espera que o dente caia. Tudo o resto é secundário.

Eu por mim continuo a dizer...que crescida que ela está!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dúvidas Inês

- Mãe, quando eu for crescida, tu vais ser velhinha ou vais ser assim?
- Vou ser assim , claro!!!

Se calhar, vou ter que investir uma parte considerável do meu ordenado em cremes anti-rugas, só para ela não se sentir enganada :)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cada vez que vejo uma qualquer revista côr-de-rosa, há sempre alguma "figura pública" que deu à luz recentemente e vem descrever como é sossegado o seu rebento, que dorme a noite toda desde o início, que não dá trabalho nenhum, aliás, não fossem eles pais atentos eram bem capazes de se esquecer que têm um filho, de tão calmo e caladinho ele é.

E temos também as familias que têm 1 ou mais filhos já mais crescidotes, e lá vem a conversa do ah... mt bem comportado, muito amigo, muito cúmplice, os melhores amigos, óptimos alunos, muito cumpridores, super responsáveis, e tudo o mais, EM BOM, que se possa imaginar.


Ora, fosse eu uma mãe com dúvidas existênciais, e ia achar que as noites mal dormidas dos primeiros meses, o raio das cólicas, os choros transformados em guinchos sem ninguém perceber muito bem porquê, as birras no meio da rua onde tive que lhe dar uma palmadita ou duas, a teimosia, as fitas para comer , entre outras coisas EM MAU, eram coisas fora do normal, que eu era uma péssima mãe ou até, quem sabe, que ela é uma péssima filha.

sras-que-aparecem-nas-revistas-que-têm-filhos-perfeitos, acham mesmo que alguém acredita nisso?

Tirosas!!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Assustada

Ontem estava a caminho de casa quando ouvi a notícia da morte da criança com a gripe A.

No rádio diziam ser uma criança de 10 anos, que morreu 24h depois de sair a confirmação do vírus h1n1, e que era uma criança aparentemente saudável.

O meu coração ficou apertadinho. Então mas isto é assim?Ora um dia temos um filho saudável, e depois fica com febre, ah afinal é a Gripe A e de repente já não temos filho? E como é que se vive depois disto?

Entretanto no telejornal falaram da hipótese de a morte ter sido provocada por problemas cardíacos. Estou a aguardar os resultados da autópsia e a torcer para que haja uma explicação para o que aconteceu à criança.

Caso contrário é assustador e não sei muito bem como lidar com isso. Não me posso fechar em casa com ela, não a posso tornar imune, não posso fazer um pause na minha vida e na dela até tudo isto passar, mas também não sei como fazer para todas as manhãs a deixar ir e apenas esperar que nada lhe aconteca, apenas esperar que ao final do dia ela esteja tão bem quanto estava de manhã.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Não está fácil

Isto de engravidar, na teoria é muito fácil, é deixar de usar contraceptivos, fazer o amor e já está.

Mas não... não é, porque eu já deixei de os usar vai fazer 7 meses e nada, népias, nicles batatloídes.

Até faço umas contas de cabeça para ver mais ó menos quando se dará o período fértil, o amor acontece, mas engravidar que é bom, quieto.

Da Inês levei 1 ano para engravidar, e nessa altura a ansiedade era muito maior, porque questionava se algum de nós teria algum problema, se algum dia ia conseguir engravidar, desta vez essa questão não se coloca, porque já tenho a prova viva, gira e esperta, que sim conseguimos engravidar...leva é algum tempo.

Mas é cansativa esta espera, porque por muito que tenhamos a postura "quando acontecer aconteceu, não há pressa", não nos livramos do nervoso miúdinho quando começa a chegar a altura da verdade. E depois, o Sr. vermelho aparece e lá começamos tudo de novo.

E se até ao terceiro ou quarto mês a coisa se leva com traquilidade, ao 7º a falta de pontaria já começa a irritar.

Vou ao Dr. ver se ele me receita qualquer coisita que ajude a sacana da ovulação, e vou ter que lhe explicar que o que eu quero são quimicos/drogas/comprimidos, porque já sei que ele vem com uma explicação sobre as melhores posições para a concepção, assim como com a teoria, que depois de fazer o amor se eu der 2 mortais 3 piruetas e fizer o pino durante 2 a 5 minutos a probabilidade de engravidar aumenta considerávelmente.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Homens vs Mulheres

Se há coisa que me deixa muito irritada, chego mesmo a sentir uma certa urticária, é a dinâmica familiar( felizmente, cada vez menos comum ), mulher trabalha, trata da casa, trata dos filhos, trata das compras, trata da roupa, trata das refeições, basicamente trata de tudo e os homens não tratam de nada.

Ora se eles têm massa cinzenta, como nós, se eles têm 2 mãozinhas e 2 pézinhos como nós, não consigo encontrar nenhuma justificação para que eles não façam o mesmo que nós.

Mas a culpa não é deles, eles são é uns grandes espertalhaços, a culpa é das mulheres, ahh e tal porque na casa da mãe ele não fazia nada e está mal habituado.

Mães de rapazes, por favor eduquem os vossos filhos, não os deixem ser iguais aqueles que vocês tanto criticam, porque não vos ajudam em casa.

Se a parte da mãe não funcionou bem, ora lá vamos ter que ser nós a ensinar com quantos paus se faz uma canoa. E um erro a evitar é a fase cor de rosa, aquele início de relação em que se acha graça a tudo, pitu pitu deixou as meias no meio do quarto tão querido, deixa estar amorzinho que eu apanho. O que te está a apatecer jantar, deixa estar meu docinho que eu faço para ti.
Porque isto é tudo muito bonito, e acredito que o façam de coração, mas é um mau começo, depois dali a uns meses, quando já não acharem graça às meias no chão e não vos apetecer ir pilotar o fogão, tudo será mais complicado.

Ah mas ele não sabe, desculpem lá, mas ninguém nasce ensinado e se não sabe, aprende, agora se me disserem que lhe dá muuuito jeito fazer de conta que não sabe, isso sim, já acredito.

Depois, temos também a parte dos filhos, não sei se já repararam, mas quando há um encontro de casais e respectivos filhos, regra geral, quem é que fica de sentinela? quem toma atenção às horas das refeições? aos cócós? quem controla as asneiras dos mais pequenos? quem atura as birras? quem vai passear para os acalmar. Nos casamentos então é típico, quem é que está cá fora a empurrar os carrinhos e a tentar adormecer os bébés chorosos, enquanto se dá o repasto no interior?

Ahhhhhhhh pois é!!!

E a minha urticária toma proporções gigantescas, quando este tema surge e vem uma voz em defesa do marido/namorado, ah o meu ajuda!

AJUDA? AJUDA? Eles não têm que ajudar, têm que fazer, ou nós por acaso também ajudamos?

PS - Não sou nenhuma expert na matéria, e obviamente que já passei por situações em que me apeteceu atirar com tampas de panela à cabeça de alguém lá em casa, e não era à minha e muito menos à da minha filha.
Claro que há excepções, claro que há situações em que acontece o inverso, claro que há situações em que esta dinâmica resulta e faz feliz que nela vive, mas a mim faz-me urticária...fazer o quê?

PS1 - Convém acrescentar, não vá eu ter uma revolta em casa, que eu não tenho razão de queixa, tenho um marido que FAZ tanto ou mais do que eu, um verdadeiro achado :)

Chuva

Hoje de manhã no carro:

-Mãe já sei como é que chove.
- Então diz lá.
- As nuvens têm agua não é, e elas têm um truque especial, que se espremem sem ninguém ver, depois a água cai , é a chuva, não é?
- Claro que sim, muito bem.

Virá o tempo em que vai aprender o ciclo do armazenamento, evaporação, condensação, precipitação e por aí fora...

Por agora acho que a teoria do truque especial para se espremerem, está muito bem :)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mikkel Solnado

Sim, é filho do grande Raul Solnado.
Música com boa onda.

http://www.youtube.com/watch?v=bseBxapTQ7Q

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Garden

E às vezes do nada acontecem estas coisas, fui almoçar ao Garden, sítio com hamburguers fantásticos que me fazem voltar aos meus 15/ 16 anos, quando ia comemorar aniversários dos amigos da turma.

Está igual, o mesmo cheiro, o mesmo pão o mesmo sumo de laranja.

E de repente olho para o restaurante que fica em frente e começei a aperceber-me que a última vez que me lembrava de ir almoçar às amoreiras foi contigo, exactamente naquele restaurante.

Estava um senhor sentado na nossa mesa, onde estivemos a "namorar", durante um almoço, a trocar mimos de avô e neta.

Miss you

Quero...Posso...Devo...

Vi isto num dos blogues que visito com regularidade, e não resisti, porque é simples e faz todo o sentido.

...nós temos, na vida, três grandes problemas: quero, devo, posso. Há coisas que quero mas não devo, há coisas que eu devo mas não posso, há coisas que eu posso mas não quero. Quando é que temos paz de espírito? Quando o que quero é o que posso e devo.

filosofo Mário Sérgio Cortella

Resistência dos pequeninos

Vejam aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=wWW1vpz1ybo

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Maitê Proença é uma Grande Vaca

Vejam por favor este link, vejam com muita atenção, esta parvalhona com ar de santa é ou não é uma granda vaca? Merece ou não merece levar com um pau?

http://www.youtube.com/watch?v=QnrVZkKOOt0

E adoro o ar nas entrevistas:
Eu amo Portugal, adoro meus irmão, vou sempre que posso, adoro a comida, um grande beijo, tenho muito carinho, graças a Deus...Deus é pai...blá blá blá

Falsa... além de burra...

Se a encontrarem batam-lhe... mas batam com muita força!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Festa Africana - 10 Outubro




Ora pois bem, depois de um intervalo, deu-se este fim de semana a reentré das festas familiares temáticas, desta feita Festa Africana.

Trajes a rigor (figuras ridículas... para variar), decoração em tons quentes e uma bela moambada.
Aqui ficam as fotos possíveis.









sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Fim de semana na terra







Aproveitamos o fim de semana grande e lá fomos nós para a terra.


Estivemos em família, comemos, descansamos, comemos, a Inês e as primas brincaram ao ar livre sem medos nem restrições, comemos, fomos à feira de São Francisco, não conhecia e achei piada ao conceito, distribuídos pela feira estão vários talhos ambulantes, cada pessoa compra a carne para si e para os seus e vai para um grelhador gigante fazer o manjar dos deuses, claro que pode acontecer no meio da confusão, e já com uns copos de vinho à mistura, levar com uma febra na testa, mas correu tudo pelo melhor e mais uma vez... comemos.






quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Coisas que não se dizem...

Isto há dias que não começam nada bem.

Ora temos marcação na estéticista para bem cedo, vai que ficamos "presas" no escritório porque não há viva alma a trabalhar e não tenho chave para sair e fechar a porta, só resta esperar que chegue alguém.

Ora chegamos à esteticista com algum atraso, e eis se não quando no meio de conversa sobre tratamentos ela me diz:"esta zona está a ficar um pouco flácida"...FLÁCIDA???É uma palavra que não soa bem a ninguém, muito menos a mulheres, muito menos logo de manhã.

Claro que ao ver o meu ar infeliz e os meus olhos a ficarem repletos de água, ela emendou: mas é pouco e com uns tratamentos isso fica tudo como deve ser. MENTIROSA!!! Aposto que diz isso a todas as clientes pesem elas 50kgs ou 100 kgs, tenham elas solução ou não.

Bem, vou ali subir de descer escadas como se não houvesse amanhã...

Pérolas da Inês

- És chata que nunca mais acaba
- Falas com os cotovelos
- Eu sei muito bem o que é melhor para a minha vida

PS - Vou guardando à medida que elas vão sendo lançadas, porque daqui a uns anos quando ela me disser: a minha filha está impossível e respondona, nessa altura, eu vou ter muito que lhe mostrar...

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Violação tem prazo de validade??

É um misto de sentimentos, espanto, repulsa, nojo...

Um homem droga uma criança de 13 anos e viola-a, é julgado e assume o crime. É preso e numa liberdade condicional foge e nunca mais ninguém lhe mete a mão em cima.

Cerca de 30 anos depois, devia achar ele que já ninguém se lembrava, e arrisca sair do país onde estava seguro e, para seu espanto, é apanhado e novamente preso.

Mas como este pedófilo e violador é um cineasta conhecido, que até ganhou uma Palma de Ouro e um Óscar querem fazer parecer que o crime já passou do prazo de validade, que já não faz sentido.

Abaixos assinados de gente do cinema, realizadores, actores, actrizes a defenderem o Sr. Polanski e a condenarem a sua prisão.

Argumentos tão estapafurdios como " ele fez a viagem de uma forma transparente, não tentou enganar ninguém, não é justo que o tenham apanhado".

DEVEM ESTAR A GOZAR COMIGO!!!

Eu gostava de ver essas pessoas que assinaram a petição e que fazem declarações a seu favor, ter o mesmo comportamento e as mesmas palavras de apreço, por um qualquer ilustre desconhecido que tivesse embebedado, drogado e violado os seus filhos, mesmo que já tivessem passado 30, 40 ou 50 anos.

Politiquices!!

- E lá aconteceram as eleições, o boletim de voto era enorme, e foi um momento bonito pois que fiquei a conhecer partidos que nem sabia existir.

Acerca do voto propriamente dito, acho que a maioria tentou votar, não no partido que gostaria de ver no governo, mas naquele que seria, na sua opinião, menos mau.

E parece-me a mim, leiga em politiquices, que não é bom quando o voto para um governo deixa de ser com convicção e certeza e passa a ser "do mal o menos".

E lá ganhou o Sócrates, depois de anos de manifestações com milhares de pessoas, de quase todos os sectores da economia se insurgirem contra o governo, só percebo esta vitória como um receio de mudança - pelo menos assim já sabemos ao que vamos, não vamos ao engano.

- Quando oiço o PR, lembro-me logo da expressão de uma amiga "miii deussssss que tem boca e que fala".


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Será?

Estou aqui com a pulga atrás da orelha.

Tenho gostado de ver os Gato Fedorento, achei que o PM esteve bem, a Manuela Ferreira Leite melhor do que eu estava à espera, o Paulo Portas pior do que eu estava à espera.

Tenho para mim que eles não vão para ali às escuras, não digo que saibam as perguntas que vão ser feitas, mas acredito que saibam quais os temas que serão abordados, têm concerteza a coisa mais ó menos controlada.

E estava eu ontem a ver o Portas e veio à conversa, que não sei quem tinha dito que eles vão para ali com auriculares, onde lhe são dadas as respostas.

Minha primeira reacção, naaaaaaaaaaaa isso é coisa de mariquinhas.

Mas depois de pensar no assunto, e especialmente com a Manuela Ferreira Leite, de facto havia sempre ali um grande compasso de espera, ela nunca tinha uma reacção nem resposta imediata...será?

Com o PM e o Portas, não me pareceu, ou então eles conseguiram disfarçar muito bem, mas com a Manuela Ferreira Leite....hum....

Epá... deve ser só um boato né? Eles não são assim tão fraquinhos, inseguros e incapacitados, que não consigam enfrentar os Gato sozinhos...ou são?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vicente

É hoje o dia!

O Vicente vai xegar hoje, a mãe dele já me mandou uma mensagem a dizer que já está instalada e o parto vai ser induzido.

Diz que o hospital parece um hotel e até tem computador no quarto, se conseguir ainda se liga ao msn.

A Mafalda, irmã mais velha do Vicente foi um custo nascer, horas a fio e no fim precisou de uma ajuda, e a M. depois de um parto complicado respondia a quem lhe perguntava como tinha sido ( à espera de pormenores ), "foi um dia diferente", dizia ela com um sorriso nos lábios.

É uma mulher forte, divertida, com uma grande descontração e poder de encaixe. Não dramatiza, é optimista e por isso lá está ela feliz à espera, ansiosa por conhecer o caçula, mortinha por lamber a cria, ah e claro por lhe contar os dedos para ver se estão todos ( não sei porque todas as mães têm esta pancada).

M. estou contigo em pensamento, a torçer para que corra tudo muito muito bem, e seja o mais rápido possível, com muita epidural à mistura.

Vou passar o dia a trocar mensagens com o pai para acompanhar este grande dia, e à noite vou ligar e concerteza já vou ouvir o Vicente ao fundo, a anúnciar a sua chegada.

Uma hora pequenina :)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Madeixas II

Cheguei a casa e ela perguntou ( a segurar no cabelo):

- Então, vamos falar sobre isto?
- Então vá, explica lá à mãe essa história, quem é que tem madeixas?
- ( ela já de lágrima no olho e queixo a tremer) é a Mena e tem 6 anos, e eu também queria fica giro.
- Mas tu já reparaste nas outras tuas amigas não têm, e olha não é nada bonito e faz muito mal ao cabelo, fica tudo estragado.
- Quando eu tiver 8 anos vou fazer ( voz irritada).
- Ah está bem, com 8 anos tudo bem.
- Vou fazer quando for mãe.
- Quando tu fores mãe?
- Sim.
- Boa ideia , quando fores mãe eu vou contigo e vamos as duas fazer madeixas.
- Não, tu não vais porque já morreste.

E eu peguei em mim e fui tratar do jantar.

Mas que raio de idade, além de me fazer perguntas sobre a morte para as quais eu fico sem saber o que responder, agora também decide quando é que eu vou morrer, chiça...

Patrick Swayse

Mulheres deste Mundo, se não viram este filme vezes sem conta, se não ensaiaram estes passos sozinhas em frente ao espelho, se não sonharam um dia viver uma aventura como a do filme...vocês não foram felizes.

ps: Como tenho uma tanga dum computador que, vai-se lá saber porquê, não me deixa fazer downloads de videos, aqui fica o link.

http://www.youtube.com/watch?v=WpmILPAcRQo

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Madeixas

A Inês acabou de me ligar:

- Mãe quero fazer madeixas!!
- Queres o quê?
- Não sabes o que é? Eu explico. É pintar assim bocadinhos de cabelo.
- (Pai a meter lenha na fogueira) Diz à mãe de que côr.
- Loiras!!!! Oh mãe deixa lá.
- Mas onde é que tu viste isso?
- Uma amiga minha na escola tem.

Mães deste país dá para não me complicarem a minha vida? Dá para não fazerem madeixas às vossas filhas de 5 ANOS? Que além de tudo o resto, é no minímo RIDÍCULO!!!

Lá vou eu mais uma vez ser a pior mãe do Mundo, não a deixo furar as orelhas, não a deixo esticar o cabelo e agora não a vou deixar fazer madeixas.

Fiquei de conversar com ela sobre este assunto quando chegar a casa...sugestões???

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sensibilidade de um tractor???

Há temas que me perturbam e me assustam. E fico na dúvida se serei péssima pessoa por pensar assim e extremamente egoísta.

Irrita-me pessoas que não pensam no futuro, que vivem como se só existisse o presente, na certeza de que no futuro, quando precisarem, alguém lhes dará a mão.

Falo de familiares e principalmente dos mais chegados. Como é possível as pessoas passarem uma vida inteira sem preparar o futuro. Não é preciso ser muito inteligente, todos vamos ficar velhos um dia, provavelmente teremos uma doença qualquer em que vamos precisar de cuidados especializados, e um dia vamos perder o/a nosso/a companheiro/o e teremos que saber lidar com a solidão.

Ora se não há dúvidas que isto vai acontecer um dia, como é que as pessoas não se preparam?

A mentalidade do ah e tal tenho filhos/sobrinhos/afilhados que concerteza vão tomar conta de mim.

Sei que há pessoas com muito bom coração que pensam, eles tomaram conta de mim, agora é meu dever retribuir.

Eu não penso assim, abomino este tipo de pensamento, ninguém deve ser um peso na vida de ninguém.

Mas com que direito é que de repente sem pedir nos deparamos com uma situação do género:

Olá, sei que não pediste, mas aqui estou eu, vais deixar de ter a tua privacidade, a tua família, vais deixar de ter a vida que construiste, porque eu agora estou aqui, sozinho/a, doente, sem dinheiro nem tão pouco um seguro de saúde, por isso vais ter que refazer toda a tua vida, porque preciso de ajuda para me vestir, para comer, para tomar banho e outras coisas porreiras que vais descobrir. E não sei quanto tempo isto vai durar, mas deve ser sempre a piorar.

E as pessoas não são calhaus (ok, algumas são), não têm coragem de numa situação destas virar as costas e fazer de conta que não é nada com elas, e pronto, ficam com a vida virada do avesso.

Não sou uma besta insensível, quem me conhece sabe que sou a primeira a dar a mão numa situação difícil, até mesmo com pessoas que não sou muito chegada. Porque ninguém está livre de um azar, e o dia de amanhã é uma incógnita.

O que me revolta é as pessoas fazerem isto de uma forma premeditada, um PPR são 25 euros por mês, ah não... com esse dinheiro compro uma camisola, ainda falta muito para eu precisar da reforma, depois nessa altura logo se vê. Um seguro de saúde?? Para quê? Raramente fico doente....e esse dinheiro vai-me dar jeito para pagar a mensalidade do novo LCD que quero comprar.

Isto meus amigos, é isto que me lixa.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fim de Semana

Este fim de semana foi de raparigas.

O rapaz lá de casa teve que trabalhar todo o santo fim de semana por isso ficamos só as duas.

Iniciámos o fim de semana no Careca, sim finalmente conheci e provei os tão famoso croissants do Careca, e não é que são mesmo bons?

Um pouco de dondocas a mais para o meu gosto, com muitos Bernáááárdos, Carlotas e Contanças à mistura, mas que os croissants são bons lá isso são!

À tarde fomos ao cinema ver Up Altamente, muito muito giro, acho que gostei mais eu do que a Inês, ela vai sempre muito entusiasmada, mas quando chega o intervalo e as pipocas acabam, já está prontinha para se ir embora.

Ainda fomos ver e comprar uns modelitos, afinal fim de semana de gaijas não é fim de semana de gaijas sem compras certo?

Para terminar uma ida ao jardim e um "ganda" McDonald's.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Férias???

Nunca, mas nunca mais tiro férias às semanas, é um pau de 2 bicos, ora se por um lado parece que estou sempre em férias, porque estou durante meses a chegar de férias e a faltar 2 ou 3 semanas para ir de férias outravez, por outro lado chego ao fim e parece que não as tive, é tão pouco tempo de cada vez, que tudo espremidinho não sabe a nada.

QUERO FÉRIAAAAAAAASSSSSSSSSS, que venha o 5 de Outubro que já não é nada mau.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Regresso a escola

Afinal não foi tão difícil como eu esperava.

Resistência no primeiro dia, mas depois de uma conversa "de mulher para mulher", e de ela prometer que ia pensar no assunto, lá deixou os biberões.

Claro que dei logo sumiço aos ditos, não fosse ela ter uma recaída.

Agora sim uma crescida, da turma dos finalistas que já não usa biberões nem afins.

Começou hoje a escolinha, veio o caminho todo a dizer que estava muito ansiosa para ver os amigos. E ontem dizia que tinha que escolher uma roupa especial para vestir hoje.

Logo à chegada, para sua grande alegria, encontra o seu namorado de sempre, lá foram os dois todos satisfeitos, tive que implorar um beijinho de despedida tal era a animação.

É bom de assistir. Faz-nos recuar no tempo e relembrar a nossa ansiedade pelo primeiro dia de aulas, o reencontro com os amigos depois das férias grandes. As novidades que havia para contar e para mostrar, o material da escola novinho em folha com o seu cheiro característico. O encadernar os livros para não se estragarem, o dossier do Pierrot exactamente igual aos cadernos e estojo, as borrachas de cheirinho...

Era bom, era muito bom.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fim aos biberões.

Alguém me ensina como convencer a Inês a deixar de beber o leite no biberão?

Tem 5 anos é super despachada e independente, mas aquele miminho do leitinho no biberão antes de se deitar e quando acorda, ninguém o tira.

Confesso que em parte, principalmente o leite da manhã é culpa minha, porque é muito mais cómodo dar-lhe o biberão ainda na cama enquanto me despacho, do que convencê-la a tomar o pequeno almoço sentada como os crescidos, isso implicava ter que me levantar mais cedo aí uma meia hora, no mínimo.

Mas agora acho que está na altura, mas não estou a conseguir, já tentei conversar com ela sobre isso, mostrar-lhe que crescida ela está e que já não faz sentido, ela até concorda comigo, mas vão lá dizer-lhe isso quando acorda e ainda está ensonada ....uuuuiiiiiiii.

Deverei ser radical e como que por magia os biberões daquela casa desaparecerem?

Pois que não sei...se alguém tiver uma solução mágica por favor partilhe.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Nem sei o que chamar a este post

Conversa em família:

- Então Inês queres um mano ou uma mana?
- Uma mana.
- Então e se fôr um mano?
- Mato-o com um martelo.

Não sei se a interne já ou só depois de vir o irmão.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Tico e o Teco

Acho que é cíclico, de tempos a tempos olho para a minha vida profissional e não me agrada, quero uma mudança.


Depois o meu tico e o meu teco entram em conflito.


Tico - Não estás satisfeita profissionalmente, precisas de uma coisa diferente, nova, mais activa, que te satisfaça. tens 35 anos ( apesar de não parecer) se não mudas agora não mudas mais, tens que tomar uma atitude, tens que arriscar.


Teco - Ok, o trabalho não é dos teus sonhos, mas é um projecto giro, tem um ambiente fantástico, ganhas o suficiente para ter uma vida desafogada, tens autonomia...


Tico - Comodista, a pensar assim nunca mais sais do mesmo, vais passar a vida nisso, podias estar a fazer uma coisa que gostasses mas não, fica por aí na tua vidinha

Teco - Isso é tudo muito bonito se tivesses menos 10 anos, morasses com os pais e não tivesses filhos. Ora então vai lá para uma nova formação, depois larga o teu emprego para fazeres um estágio na área, depois reza por arranjares um emprego ( não sei se já ouviste falar da crise e dos despedimentos), e quando arranjares um emprego deves começar com o ordenado que não é concerteza o que ganhas hoje e vais levar algum tempo a chegar lá.
Enquanto isso, a casa, contas, infantário e todas as despesas e projectos que tens a curto/médio prazo, congela...mete na gaveta.

E é isto, o meu tico e o meu teco andam à bulha e estão a dar comigo em doida.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Está tudo de férias e eu sem vontadinha nenhuma de trabalhar, mas consigo sair de casa e chegar ao trabalho sem apanhar filas, o que implica dormir pelo menos mais meia hora;

- Se calhar vou de férias para a semana, não sei...a semana passada ía, esta semana já não sei se vou, é o que dá ser casada com pessoa que trabalha por conta própria...

- Se fôr, estamos a fazer planos de ir dar um pézinho de dança, de fazer um passeio de barco, de combinar umas jantaradas com amigos que também vão estar de férias...e de fazer um te-re-re à Inês, mais que prometido

- A escola da Inês fechou em Agosto, ela teve que ir para a creche onde andou até aos 4 anos, aceitam antigos alunos no mês de Agosto, 2 semanas e pimbas, toca a desembolsar 200€, e é para quem quer....

Agora vou-me arrastar mais um bocado por aí, a ver se o tempo passa... ai ai

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Inês e telefone

A Inês tem um telefone piroso, das princesas com uns toques irritantes.

Todas as manhãs a caminho da escola mete o telefone a tocar e atende, e vai em amena cavaqueira, ela e o telefone, combinam cafés, idas à discoteca, enfim.... num diálogo elaboradíssimo, que se eu não soubesse, ia mesmo achar que ela estava a falar com alguém.

Às vezes também tem conversas em casa, e eu olho para ela e desato a rir, ela vira costas e enquanto vai para a casa de banho, para ter mais privacidade, diz para o telefone:

- espera que a minha mãe está a ouvir a conversa...que chata!!

E é assim...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

E quem fala assim....

Café do costume, à hora de almoço:

eu - A sopa é de quê?
emprega 1 - É de feijão verde e feijão em grão.
empregada 2 - Feijão em grão? Nunca tinha ouvisto isso, tenho que te ensinar a falar Português.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Irmãos



Nestes últimos meses em que decidi dar um mano à Inês, estou assim um misto de sentimentos, se por um lado sinto que a minha família estará mais completa com mais um filho, e se acho que a Inês merece um irmão, por outro lado não me apetece nada passar por tudo outravez. Portanto estou assim que a obrigar-me a tomar esta decisão, porque sei que é a correcta e que não me vou arrepender, ok quando tiver que me levantar de 3 em 3 horas, de certeza que me vão passar coisas horríveis pela cabeça, mas isso é normal, depois eles dão um sorriso e passa :).

Mas isto tudo para dizer que nestes últimos dias me tenho apercebido, ainda mais da importância de ter um irmão.
Tenho presenciado de perto o que é ser filho único e passar por situações familiares muito difíceis, sem o apoio de um irmão. Não consigo imaginar, e quando tento, tenho a certeza que é horrível.

Tenho a sorte de ter irmãos, tenho uma mana adolescente que é uma querida, para quem quero estar sempre presente, quero que ela cresca e que veja em mim uma irmã/ amiga, com quem pode contar para tudo, afinal ainda me lembro muito bem do que foi ser adolescente, não foi assim há tanto tempo....ou se calhar foi.

Depois tenho o meu irmão, mais novo 4 anos, aquele com quem cresci, aquele que na adolescência achava que odiava, atormentava a minha vida, um verdadeiro pestinha, e na altura eu sabia que seria muito mais feliz se fosse filha única, não precisava dele para nada, ele só me chateava.

Lia o meu diário quando eu não estava em casa, fazia birras para entrar no meu quarto quando eu lá estava com as minhas amigas. Enfim, o típico irmão mais novo.

Há situações hilariantes, lembro-me de ele me apanhar a fumar, era eu uma míuda com a mania que era parva, fui apanhada por ele, que era o pior que me podia acontecer, porque o passo seguinte era ele ir contar à minha mãe, para que isso não acontecesse levei-o para uma vinha e obriguei-o a dar uma passa no cigarro, ficou roxo e tossiu imenso, mas foi a única maneira de eu garantir que ele não ia contar à minha mãe, com a desculpa de, não podes contar porque também fumaste. Até hoje nunca fumou, tal foi o trauma :)

Outro episódio fantástico foi a minha mãe ir buscar a vassoura para varrer a cozinha, e depara-se apenas com meio pau da vassoura, o que aconteceu??Quem estragou?? eis senão quando, o meu irmão passa à frente de casa, numa corrida de pneus com o que faltava do cabo da vassoura a empurrar.

Crescemos, juntos, passamos por várias fases, por muitos momentos complicados, outros felizes. Criamos uma cumplicidade grande e a nossa relação foi ficando cada vez mais forte e segura. E passou de dispensável para insubstituível.

É mais novo que eu, apesar de ser o dobro de mim, é aquela pessoa que diverte qualquer sitio onde vá, fala pelos cotovelos e tem teorias para tudo, arriscou na profissão sem ter uma rede por baixo, o que me enche de orgulho. Diz muitas parvoices, não concordo com muitas opiniões e atitudes, e às vezes acho que é uma criança com 1,80m, mas respeito-o enquanto pessoa. E apesar de ser mais novo do que eu, e de eu ter um forte sentimento de protecção em relação a ele, porque sou a irmã mais velha, também me sinto muito protegida por ele.

Seria menos feliz se ele não existisse, seria concerteza uma pessoa diferente.

Por todas estas razões e mais algumas a Inês merece um irmão, quero que ela e o irmão sejam cúmplices, amigos, confidentes, quero formem uma equipa imbatível, que sejam felizes um com o outro.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

REDÍCULO!!!


MARAVILHOSO!!!!
Experimentem e divirtam-se :)
Bom Fim de Semana.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Olha késta...

Uma pessoa tem um fim de semana calmo e tranquilo.

Uma pessoa vem segunda de manhã, fresca e fôfa iniciar mais uma semana de trabalho, e é brutalmente insultada por um anormal de um condutor.

Que raiva ,quem me dera ter 2Mts e 90 Kg para lhe dar cabo da tromba.

Agora tou aqui a rogar pragas, para que tenha um acidente, o carro vá para a sucata ele fique sem dentes da frente e não consiga dizer uma única palavra durante um bom período de tempo.

E ainda que se cruze comigo um dia, que precise muito da minha ajuda, para eu lhe fazer um real manguito.

BOI.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Prova não superada!

Pois é, sou mãe galinha nada a fazer. Dou aquele ar do, ah e tal dou-lhe 5 euros e ela fica entregue, balelas ... tudo balelas quando chega a hora da verdade começam-me a nascer penas e transformo-me numa verdadeira galinha.

A Inês tem 5 anos, o ano passado pela primeira vez ficou 3 noites longe de mim, na avó, e o longe foi apenas a distância entre Portimão e Carvoeiro que são o quê?? uns míseros Km.
Mas fui forte, e pensei, deixa de ser ridícula também tens direito a um fim de semana a dois, ela fica bem e está aqui ao ladinho.
E lá fomos nós todos contentes, recordar os velhos tempos em que eramos só os dois. Claro que ao segundo dia estávamos agarrados ao telemóvel a ver as fotos dela e tivemos que nos controlar para não a ir buscar.

Este ano teve pela primeira vez praia com a escola. Por um triz, não ficou em terra. Aliás, acho que só não ficou porque a escola não deu alternativa. Lá falei com várias mães mais experientes, que já passaram por isto e percebi que estava a ser mais uma vez uma exagerada.

Outra evolução, este Verão ir passar uma semana a casa da avó, e desta vez ela em Portimão e nós em Lisboa. Lá conseguimos avançar com esta ideia, claro que estamos sempre a perguntar se ela quer meeeeeeeeesmo ir ( na remota e inconsciente esperança que ela diga que não), mas ela quer, dá saltos e já quer ir fazer as malas.

Tudo combinado, vai com os tios, o tio vai ao festival do sudoeste e a tia , que não vai ao festival, leva a inês, apanham o tio e seguem para Portimão.

Passam lá uma semana e nós na segunda semana vamos lá ter.

Perfeito podia eu pensar....mas não.

Começo a pensar numa viagem dela sem mim e começo a entrar em pânico, tento ser forte e afastar esse pensamento e convencer-me que estou a ser parva que vai correr tudo bem, que por essa ordem de ideias ela não saía de casa, porque nós fazemos viagens de carro todos os dias e não estamos livres que alguma coisa aconteca. Tentei juro que tentei...mas não consigo

O meu coração fica apertadinho apertadinho e um nasce um nó enorme na garganta.

E se acontece alguma coisa e eu não estou lá, não me ia perdoar. Se ela tem um acidente e eu não estou, não consigo, eu ia morrer por dentro.
Sim, bem sei, se ela tiver um acidente comigo também não é positivo, mas eu estou lá e o eu estar lá muda tudo.

Andei a moer este assunto uns dias a ver se passava, mas não passou, então ontem falei com o pai, ele vai-me fazer ver que não faz sentido e que está tudo bem, pensei eu. A minha sorte é que o pai é o GALO em pessoa.

Conclusão vamos a Portimão passar o fim de semana para a levar.

Se eu pensar racionalmente é rídiculo, mas quando temos filhos pensamos mais com o coração do que com a razão, e não há volta a dar... é mais forte do que nós.

PS: Telma sempre foste uma querida para a inês, e agradeço a tua disponibilidade para me facilitares a vida levares a Inês poupando-me esse trabalho. Bem sabes que não é nada pessoal.....coisas de pais galinhas
Um dia quando fores mãe vais-me entender de certeza :)

Se quiseres boleia para o Algarve é só dizeres :)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Maicow Nite

Ia fazer a piadoca fácil do "morreu o Michael Jackson mas nasceu o Maicow Nite", mas se calhar é piadoca de mau gosto...se calhar é melhor não...

Bom Fim de Semana!!!

http://www.youtube.com/watch?v=I8tkEqP6MWQ

Michael Jackson

Não era fã, apesar de gostar das músicas dele e ter sem dúvida marcado a minha geração.

Ainda assim, é uma sensação estranha acordar e ouvir dizer que o Michael Jackson morreu.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

TóTó Jamais

Ainda acerca do post anterior, é que eu sou mesmo estúpida.

Acabei por chamar o reboque, os meus colegas incentivaram-me e o dono do carro não havia meio de chegar lá chamei.

Sr. Polícia, são 2 carros para rebocar sff.

Passado 5 minutos de ter feito a chamada começo a ouvir alguém a apitar irritadíssimo, era o senhor do carro que finalmente tinha chegado, lá fui eu a correr e como recompensa por ter sido uma querida e não ter chamado logo o reboque, ainda levo com um homem a refilar porque EU estava mal estacionada e a impedir a saída dele.

Ora santa paciência, grande parvalhão, foi a última vez que não chamei logo o reboque, então eu a poupar 60.00 à pessoa e ainda tenho que ouvir, era o que mais faltava...furiosa que fiquei.

Mas, como sou TóTó ( não sei se já tinha dito), assim que cheguei aos escritório fui a correr ligar outravez para a polícia para cancelar o reboque do outro carro, sim...estava mal estacionado, mas eu já tinha lugar para o meu não havia necessidade de tirar de lá o carro do outro senhor, que de certeza era mais simpático e queridinho...ou então não.

Eu sou TóTó

Eu devo ser muito, mas muito tótó.

Acho que tenho uma consciência do tamanho do mundo.

Para perceberem o quanto e meu excesso de conciência me faz ser uma tótó aqui vai um exemplo.

A minha empresa tem 3 lugares de estacionamento privado, raro é o dia em que eu chego e tenho algum lugar para mim, estão sempre ocupados por carros que não são da minha empresa, e o que é que eu faço? Não... não chamo o reboque, meto em segunda fila, correndo o risco de ser multada, e espero pacientemente que o dono do carro que está no meu lugar venha e tire o carro.
Ainda agora estava o polícia lá em baixo a multar e pensam que eu lá fui pedir para chamar o reboque e reenvindicar o meu lugar, nada disso, fui pedir que não me multe ( a mim que tenho direito a um lugar privado) e se podia ali ficar mais uns minutos porque o senhor do carro deve estar mesmo a chegar. Ele deixou, simpático o polícia, mas avisou-me que se vier um colega pode multar ou mesmo chamar o reboque.

E porque é que eu nao chamo o reboque? O meu pensamento é este:

O senhor meteu o papelito do parquimetro, não reparou que é lugar privado não foi por mal. E se eu chamar o reboque são pelos menos 60.00€ coitado... há tanta gente a passar necessidades se calhar os 60 euros vão-lhe fazer falta, se calhar ele tem filhos e esses 60.00 pode ser o dinheiro que ele tem até ao fim do mês, ou se calhar já não tem sequer esse dinheiro até ao fim do mês...ele não fez por mal, também só tenho que esperar um bocado ele deve estar mesmo a chegar.

SOU OU NÃO SOU UMA TÓTÓ?

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dr. do PIPI

E pronto, lá fui ao Dr. do Pipi, coisa que já não acontecia há 5 anos.

A favor:

Diz que tá tudo muito benzinho, tudo muito limpinho e bonitinho, pronto para fazer bébés.
Diz que tenho o mesmo peso que há 5 anos atrás :)

Contra:

Modernices, sim... porque da última vez que lá fui não havia nada disto. Agora existe uma câmara, não sei bem onde ela está, sei que estou ali deitada de perna aberta e de repente uma televisão à minha frente começa a mostrar tudo aquilo que o Dr. está a ver. E claro está que não é uma coisa bonita de se ver, nunca vi e preferia não ter visto, além de que não sou médica logo não percebo um boi daquilo.

- Ah aqui está o útero, muito bonito!!

Que útero meeeuuuuuu??? Bonito onde? Aí não há nada bonito. Dá para desligar à câmara POR FAVOR?

terça-feira, 9 de junho de 2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

E as Férias foram assim....

Começou com muitas nuvens ...
Depois melhorou...

...e melhorou


Eu estive aqui...

LINDAAAAAAAAAA

Fã nº 1 da piscina de água quente

Nós... na Praia

Nós... na Piscina

Não sei se dá para ver a côr da água, mas juro que era de um azul turquesa fantástico.

Prego no bolo do caco, a não perder.

Um dos belos almoços, não parece mas é uma salada de atum.


Nesta casinha típica, uma senhora de 50 anos com 2 tótós vendia um bolo do caco com chouriço MARAVILHOSO!!!


No Avião a regressar a Lisboa

A entrar para o avião em Porto Santo

Fim de férias zzzzzz.......

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Festa Faroeste - 16 de Maio







E finalmente aqui ficam as imagens possíveis da festa do Faroeste.

Foi um festa muito divertida, com muitos cowboys e índios, um fantástico churrasco e shots de tequila....talvez demasiados shots....








quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Sol?

Amanhã último dia de trabalho, e sábado às 14h lá estamos nós a levantar vôo.

Nos entretantos a Inês ficou com febre, ontem a Dra. Rosa (a pediatra mais querida do Mundo), confirmou que era garganta, já está devidamente medicada e com sinal verde para voar.

Já começei a fazer a mala, já a enchi de biquinis e modelitos para a praia/piscina, a questão que se impõe é se esses modelitos estão de acordo com o tempo?
Vejamos, eu vou para um hotel com uma bela piscina, mesmo em cima da praia, tenho que ir com modelitos frescos, calções, vestidinhos, mini-saias, tudo como se quer, acontece que quando vou aos 5986354 sites verificar como vai estar o tempo por lá, fico com a ideia que a minha mala está a ser feita para um outro destino qualquer.

Mas tudo bem, férias são férias, se calhar, e apenas por precaução, vou reforçar a mala com umas malhitas, e preparar-me para a remota hipótese de não poder ficar esticada na espreguiçadeira, a devorar tudo o que é revistas cor-de rosa, com um sol fantástico.

Seja como for, tenho a certeza que vai ser bom.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Férias URGENTE

Nestas últimas semanas dou por mim a verificar que fiz imensas coisas que não me lembro de fazer. Jurava a pés juntos que não tinha feito e quando vou a ver, não é que fiz???

De manhã mais do que nunca ligo o modo automático, ainda hoje senti-me o gato do anúncio Wiskas blá...blá...blá...

A Inês veio todo o caminho a contar a história de um filme do Pateta e do Mickey que viu na escola, blá...blá...blá Pateta, blá...blá...blá... Mickey, não consegui assimilar mais do que isto. No meio eu ia dizendo sim e pois (aposto que completamente fora de contexto), para ela não se sentir ignorada.

Já só faltam exactamente 9 dias para ir de férias, prometo fazer um esforço para aguentar até lá sem me esquecer das chaves dentro de casa, ou deixar o carro aberto, ou o gás ligado.

Revelação

Finalmente, depois de 5 meses de especulação revelou-se, é um menino, será um Vicente ou um Duarte.

A Mãe estava ansiosa, eu sonhei por duas vezes que era uma menina, era tratado como "A COISA", na hora de oferecer um miminho tinha que ser neutro, porque não se sabia o que era.

Mas agora acabou, vem aí um rapaz, já o podemos tratar pelo nome (assim que os pais decidirem qual será) e nas lojas, já podemos ir para a secção dos meninos.

Claro que deitou por terra as grandes teorias, altamente cientificas e comprovadas, tais como o teste da agulha e as contas das idades + anos =sexo, tudo apontava para uma menina, mas não, diz que tem pila e bolas....e grandes.

Bem vindo Vicente/Duarte, e Parabéns aos pais.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

WC

Será que sou a única pessoa a achar que os WC deviam ser à prova de som?

Será que sou a única pessoa que fica incomodada, por saber que a pessoa que está a lavar as mãos vai ouvir o meu chichi?

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sem Comentários

Inês - Mãe, se fumares vais destruir todos os planetas.

UPS......

terça-feira, 5 de maio de 2009

Educar Cansa

Educar cansa e muito.


Na teoria é tudo muito bonito quando tiver um filho vou fazer isto e aquilo, e não vou deixar que coma doces e não vou deixar que faça birras....pois, pois. Esquecemo-nos é que eles têm personalidade, que não são bonecos e lá se vão as nossas teorias fantásticas por água abaixo.


Nestes 5 anos engoli alguns sapos, fiz coisas que disse que nunca faria e permiti outras tantas, mas acho que o saldo é positivo.


Tento não ceder em alguns aspectos que acho essenciais para a formação de uma boa pessoa.
Regras, valores, limites, boas maneiras, se eu conseguir passar isto aos meus filhos eles vão concerteza ser boas pessoas, independentes, seguras, justas e integras.


O Dificil é conseguir. O dífícil é educar.


Depois de um dia de trabalho e de horas no trânsito, durante o fim de semana que tudo o que queremos é descanso, é de facto mais fácil deixar andar, fazer de conta que não se vê, fingir que não se ouve, evitar braços de ferro e discussões e pensar que com a idade eles vão aprender, e vão ser óptimas pessoas...dúvido.


Não me importo de ser a "mãe rígida" por que sei que estou a fazer o correcto e irá dar bons frutos. Comigo isso aconteceu e agora adulta dou valor a todos os ralhetes e imposições e limites, ainda que na altura os achasse injustos e ridículos.

Educar cansa, dá trabalho, por vezes tira-nos do sério. Mas cabe-nos a nós esse árduo trabalho.

Não há mães nem pais perfeitos, todos erramos, todos vacilamos e todos fazemos coisas que sabemos que não são as mais correctas, mas que naquela altura nos pareceram as mais fáceis, mas é importante que sejam a excepção e não a regra.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Inês

Adoro o teu cheiro, mesmo quando no Verão ao fim do dia cheiras a cão, adoro as tuas mãos, o teu sorriso, teus mimos, os teus pézinhos, és perfeita.


Podia ficar horas a ver-te dormir, ficas linda quando bebes o leitinho de manhã ainda de olhos fechados a fazer caracois no cabelo.


Adoro a tua rebiteza, o teu ar despachado, o teu excesso de peneiras, os teus tiques de crescida, as tuas performances em frente aos espelhos.


Fizeste 5 anos mas continuas a ser o meu bébé, já não tens muita paciência para miminhos e ataques de beijos, já estás crescida...mas eu preciso muito, não sei como vamos fazer, porque eu nunca me vou fartar, vou ser aquela mãe ridícula que quando tiveres 15 anos vou continuar a apertar-te e a querer mimos e beijos e a envergonhar-te ao pé das tuas amigas pré adolescentes com a mania que já são adultas e que não precisam das mães para nada.


Contigo descobri o que é amar uma pessoa de uma maneira completamente diferente de tudo o conhecia.

Soube o que é um amor que cresce de dia para dia, que já é tão grande, tão grande que parece que já não pode crescer mais...mas pode, e não pára de crescer.


Quem me dera poder proteger-te de tudo e de todos, quem me dera conseguir prever o futuro para evitar que te magoes. Quando oiço dramas de vida de crianças o meu coração fica apertado... poderias ser tu...tenho medo, muito medo.


Infelizmente não te posso ter dentro de uma redoma de vidro, nem te posso defender de todos os males, nem evitar o inevitável, por isso esforço-me por fazer um bom trabalho, esforço-me por te dar bases fortes e regras e confiança e auto estima, para quando eu não estiver presente tu te saberes defender, para tu saberes lidar com as situações, que por mais que eu não queira, vais ter que enfrentar.



Amo-te muito, obrigada por me teres escolhido para ser tua mãe.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Família


É um orgulho fazer parte de uma familia que não baixa os braços, que se esforça por se manter unida, que pelo menos uma vez por mês está ali, toda junta, simplesmente para o convivio, simplesmente porque é bom, sabe bem!



Apelidamo-nos de Ramboieiros, e como bons ramboieiros queremos é ramboia, por isso todos os meses temos um jantar de família temático.



Vou deixando algumas fotos, porque esta iniciativa merece destaque e fotoreportagem :)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Lições de vida

Eu já era fã deste http://www.youtube.com/watch?v=1k08yxu57NA


Ontem fique a conhecer esta http://www.youtube.com/watch?v=9lp0IWv8QZY



Lição nº 1 - Quem vê caras não vê vozes



Lição nº 2 - Não julgar pela aparência



Os senhores do Juri, do alto de seu pedestal engoliram sapos do tamanho do Mundo.

E todos, juri e plateia, se devem ter sentido muito pequeninos perante tamanha simplicidade e talento.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Barragem

...essa bela localidade!!
Troquei as voltas e na Páscoa fui para o Norte. Já não ia lá há coisa de 2 anos. A viagem é longa e o frio é muito, e de Verão prefiro praia. No entanto quando vou fico contente por ter ido.

Estive com a minha mana Dalila, e tiramos umas horinhas as duas para ir visitar os nossos amigos de infância, que não vemos tantas vezes quantas gostaríamos.

É uma sensação muito boa, voltar a andar por aquelas ruas onde andei tantas vezes em criança, reencontrar os pais dos amigos que nos viram crescer, ver as diferenças , a casa do Manel que não parece a mesma, o café do Toni que agora é da Ana, o Sr. António que já não mora ali e a casa está ao abandono e a minha casa que está tão diferente e que já não é minha...

E encontrar os amigos, aqueles com quem crescemos, com quem organizávamos bailes, com quem fazíamos piqueniques, com quem passávamos tardes na barragem a aprender a mergulhar das rochas, aqueles com quem "namoramos" em crianças, é muito muito bom, é como se o tempo voltasse para trás.

As conversas, as piadas, é como se fossem em código, os de fora não entendem, só nós. Os namorados, os maridos, não percebem qual o interesse, não entendem as conversas nem as piadas, não sabem o porquê de tanto entusiasmo, e eu percebo que eles não entendam. É uma coisa nossa que só faz sentido para nós.

Já passaram muitos anos, já todos somos adultos, já temos filhos, trabalhamos longe uns dos outros e é raro estarmos juntos, mas quando estamos é bom...mas soube-me a pouco...bora lá organizar um jantar lá mais para o Verão.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Começar tudo de novo

Hoje era o dia que eu devia começar a tomar o comprimido que nos impede de engravidar.
Decidimos não tomar, decidimos respirar fundo, fechar os olhos e bora lá...

Nunca quis ter um filho único, acho que uma familia fica mais completa com mais do que um filho, e ter um irmão também vai ser muito bom e importante para a Inês.

Ora tendo em conta tudo isto, e sabendo que nós mulheres temos um prazo de validade, é tudo uma questão de contas, tenho 34 anos, engravidar não engravidar 35, ter e não ter 36, parece-me uma boa idade para arrumar este assunto.

Não tenho saudades de ter um bébé em casa para ser sincera. A Inês já está tão crescida, tão independente, que confesso que me assusta ter que passar por tudo outravez.

Aqueles primeiros 3 meses são uma chatice, é colicas e cocós e noites mal dormidas, e eles não interagem, só dormem ... e choram....não dá para virem já com uns 3 ou 4 mesitos n? Uma pena...

Depois ainda me surgem aquelas dúvidas completamente ridículas, do tipo...vou deixar de ter vida própria.......passo a explicar, a Inês já está com 4 anos, já temos alguma facilidade em deixá-la a passar a noite em casa de algum tio/a e ir espairecer com os amigos, beber uns copos arejar a cabeça ...mas temo que tudo isto esteja perto do fim, porque com um bébé pequenino esta facilidade não existe, já para não falar que em vez de despachar 1 teria que despachar 2....

E o corpo, se calhar depois vou ter que ter muita força e ir para um ginásio, porque se da primeira gravidez a coisa correu muito bem, não posso esquecer que isso foi à 5 anos atrás e agora é esticar tudo pela segunda vez...meduuuuuu.

Sim eu sei, as dúvidas normais são: ohhhhhhhhhhhh e será que eu vou ser boa mãe? ohhhhhh e será que eu vou ser capaz???

Eu sei que sou boa mãe e sei que sou muito capaz e o resto hum? Ninguém se preocupa com o resto, as jantaradas, as saídas, o poder usar biquini depois de 2 filhos sem me encolher, não são assuntos importantes n?

Mas vá, cá estou eu, tenho pelo menos 9 meses para me preparar, e sei que depois e apesar de todas estas parvoíces que me passam pela cabeça, vou adorar e ficar feliz por termos tomado a decisão de avançar.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Só faltam 50 dias - Parte II







Caso precisem de me falar enquanto estou de férias, procurem por aqui!!!

Já só faltam 50 dias

Sexta feira finalmente!!!

Semana com muito trabalho, a próxima não será muito diferente.

Entretanto tenho que organizar a festa de anos da Inês que vai acontecer este mês, e tenho que encontrar uma prenda muito especial para o N. que faz anos logo a seguir à filha.

Tentar não me esquecer de dar os parabéns à Dalila, somos "irmãs" mas não há ano que eu acerte, e acontece desde miudas, é assustador :) Nunca sei se é 20 ou 21....acho que nunca vou saber de cor.

No meio disto tudo há a Pascoa que deve implicar uma ida ao Algarve a casa de mamãe, sempre dá para carregar baterias.

O que me anima é que já só faltam 50 dias para ir uma semana de férias, mas daquelas férias mesmo à seria, que nem a cama tenho que fazer.

Claro que vou ter que decidir qual o biquini que me apetece vestir naquele dia, decidir se vou primeiro à praia ou à piscina, e decidir todos os dias o que vou comer...uma verdadeira canseira!!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Porquê?

Eu que várias vezes pensei, eu sou de facto uma pessoa com sorte e feliz! Não...não tenho uma mansão com piscina, nem me saiu o euromilhões, mas tenho tudo e mais um bocadinho do que preciso para ser feliz!

De repente tudo mudou, de um dia para o outro fiquei sem chão.
Conheci outra pessoa disseste tu... essas palavras deixaram-me em choque.
Crise dos trinta, a famosa crise dos 7 anos? Não sei...

Mais do que a dôr de nos deixares foi ver o teu ar de felicidade ao fazê-lo, foi ver que em momento nenhum puseste em causa a tua decisão, não vacilaste nem um momento, e isso dói.

Nós ficamos, cá nos arranjamos...
Não te pedimos para ficar, estou de rastos mas aguento, tomaste a tua decisão e não quero migalhas.

Será que o erro foi meu? Será que devia ter feito mais por nós? Será que te dei por garantido?

Não sei....

E a nossa vida, a nossa casa, os nosso planos??? Como deixas tudo isso com tamanha facilidade?
Por outra pessoa? O que te pode dar essa pessoa que eu não posso? Achei que eramos felizes, juro que achei!

E no meio de toda esta angústia....toca o despertador!!!

Estou com o coração a mil e com alguma dificuldade em respirar
Olho para ti e por um triz não te acordo à chapada :)

Não se faz ...nem em sonhos!!!

terça-feira, 3 de março de 2009

Borboleta




Este Carnaval tivemos lá por casa esta borboleta linda.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Primas

A Inês e a prima Mariana fechadas na casa de banho.

EU: Meninas o que estão as duas a fazer na casa de banho?

Mariana: Eu estou a fazer chichi.

Inês: E não está aqui mais ninguém.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Dia das namoradas

Pois é, amanhã é o dia das namoradas! Não não me estou a enganar, acho mesmo que o nome foi mal escolhido, devia ser o Dia das Namoradas.

- Quem dá grande importância ao dia? As namoradas
- Quem faz mil e um planos para esse dia? As namoradas
- Quem nunca se esquece de comprar prenda e faz questão de lembrar o namorado de fazer o mesmo? As namoradas
- Quem amua quando os planos saiem furados e nada daquilo que idealizou acontece? As namoradas

Basicamente a grande parte dos namorados está-se nas tintas para este dia, quando gostam muito das namoradas e não as querem decepcionar lá fazem as coisas de modo a que tudo corra mais ou menos como ela planeou, umas flores um jantarinho e ela fica toda contente, e ele também porque gosta dela e conseguiu fazê-la feliz.

Eu também já fui namorada, também comprava presente, mandava indirectas acerca do que queria, marcava jantarinho em restaurantes apinhados de casaisinhos enamorados, ou que fingiam estar porque era o dia dos namorados, também eu já amuei quando as coisas não corriam como eu esperava.
Agora estou mais na fase namorado, deve ser da idade, não dou a miníma importância, acho que todos os gestos, surpresas, jantares têm muito mais importância num outro dia qualquer que não no dos namorados, soa-me tudo a "porque tem de ser".

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Barrigas de 2009

E pronto, ainda estamos no iníciozinho de Fevereiro e já temos duas grávidas oficiais :)


Uma de primeira viagem, e uma corajosa que vai para a segunda volta.


Tendo em conta que ainda há pelo menos mais 3 de nós em fase de treinos, sinto que este ano vai ser o ano das barrigas e o próximo será o ano dos/as ranhosos/as.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Famosas

Sábado perto da hora de almoço:

- Inês não está a chover, quando chegarmos a casa é melhor tirares as galochas e calçares os ténis.

- Não mãe, deixa-me andar de galochas como as famosas.

SEM COMENTÁRIOS

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O poder de uma bolacha Maria

Como o simples facto de pela manhã molhar uma bolacha maria no leite quentinho me traz tantas recordações.

Assim que abro o pacote, lembro-me automáticamente de vocês os dois. Consigo-me visualizar à muitos anos atrás na cozinha, sentada ao lado do fogão, em cima do pano da cozinha, a tomar o pequeno almoço e quando sobrava um bocadinho de leite lá abria a porta do meio do armário, e lá estava sempre naquele canto o pacote de bolacha Maria.

Sem grande esforço consigo sentir os cheiros e rever todos os movimentos. Vejo-te a ti sentada com uma chávena de chá e a bolacha Maria, e vejo-te também a ti, a preparar o copo de leite morno e as bolachas antes de te ires deitar.

Acho que isto é a prova viva de que vocês estão sempre comigo, até mesmo quando como uma simples bolacha Maria.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Por Favor Já Chega!!!

Já percebemos, já vimos como é, agora pode fazer um intervalo por favor?


É frio, é nevoeiro, é chuva que não acaba, é neve em grande, neva até em locais que diz que não nevava pra lá de 20 anos.


É verdade que estavamos mal habituados, é verdade que os últimos Invernos foram muito fraquinhos, mas este esta a ser á seria e estou FARTA.

Sinto falta do sol, de esplanadas, de flores, de verde, de céu azul, de não sentir frio.

Estou farta de chapeus de chuva, de camisolões, de ficar encafuada na hora de almoço porque não me apetece ir passear com vento frio e chuva, desta cor cinzenta em que vivemos nos últimos tempos.

Um pouco de sol pode ser?